sábado, 17 de maio de 2008

Será que isso vai para a reciclagem?

Referência: Instituto Akatu Pelo consumo consciente

Veículo:
Internet

Data da publicação: 08/05/2008

Link: http://www.akatu.org.br/central/especiais/2008/sera-que-isso-vai-para-a-reciclagem


Resumo

Todos os dias 140 mil toneladas de lixo são coletados no Brasil. Desse montante, cerca de 60% tem destino inadequado, apesar de 30% desse lixo tratar-se material reciclável. Uma solução utilizada na maioria das cidades é a coleta seletiva, que por meio da separação e reciclagem ajuda a economia, minimizando os investimentos constantes em lixões e outras estruturas. Além disso, o lixo recolhido, depois de tratado, volta a ser insumo para a indústria, poupando recursos naturais e, por conseqüência, garantindo maior preservação do meio ambiente. Uma saída para esse problema começa com o consumo consciente, adquirindo somente aquilo de que realmente necessitamos, priorizando a compra de produtos com embalagens recicláveis, retornáveis ou mesmo de produtos vendidos a granel. O texto destaca também a importância de parcerias entre governo e consumidor a fim de adotarem a coleta seletiva. Basicamente, o consumo consciente é um bom caminho para conquistarmos uma realidade melhor.


Crítica

Uma reportagem extremamente atual e esclarecedora, visto que o problema do lixo é real e de responsabilidade de todos nós. Um texto direto e construído de forma clara, totalmente acessível. Muito interessante a ênfase que é dada ao consumo consciente, visto que isso representa uma ação simples que cada um pode desenvolver no seu dia-a-dia e que é primordial para a preservação do planeta. Outro ponto importante é o destaque dado à necessidade de parceria entre as pessoas e o governo, afinal, o benefício será de todos se conseguirmos tornar o nosso meio melhor para se viver.



Materiais que devem ser encaminhados para reciclagem:



Materiais que não devem ser encaminhados
para reciclagem:



Imagens obtidas na matéria em estudo (Instituto Akatu Pelo consumo consciente)
Montagem de vídeos: Grupo EAD - Turma 06

Um comentário:

Anônimo disse...

Critica:
A matéria é atual e muito importante, pois, a preocupação do mundo com o lixo está em evidencia, o futuro do nosso planeta está em nossas mãos, à ação do homem mais do nunca determinará nossa sobrevivência. Um dos maiores obstáculos ao crescimento tecnológico, que atualmente tem sido pauta em diversas comunidades no mundo todo - não só entre os ambientalistas, como de costume, é reduzir a agressão ao meio ambiente e aos seres humanos. Por conta disso, tem-se criado leis e procedimentos para lidar com a tecnologia e seus resíduos (principalmente), além de pesquisas para se tentar reduzir ao máximo esses impactos. A matéria mostra com bastante clareza todo o material que pode ser reciclado e a necessidade de parcerias do governo com consumidor. Responsabilidade sócio-empresarial trata-se do compromisso para o desenvolvimento, pressupondo a realização de decisões que sejam resultados da reflexão quanto aos seus impactos sobre a qualidade de vida atual e futura.
Márcia- turma 12
grupoeadadm.blogspot.com