sábado, 19 de abril de 2008

Reúso é praticado por 2% das empresas

Autora: Clarice Chiquetto

Veículo:
Internet
(Gazeta Mercantil)

Data da publicação: 24/03/2008

Link: http://pdf.investnews.com.br/pdf/gzm/Relatorios/2008/rel20080324.pdf

RESUMO

Apesar de ¾ de nosso planeta ser coberto por água, apenas 3% é de água doce, e desses, apenas 0,5% está disponível para consumo. Com o constante crescimento populacional e industrial a partir do século passado, a água passou a ser vista não mais como um recurso natural abundante, e sim, como um recurso finito, e que, devido a sua vital importância para a vida na Terra, transformou-se num bem preciosíssimo e objeto primordial de projetos de responsabilidade sócio-ambiental por parte de governo, organizações empresariais/industriais e sociais a fim de desenvolver uma cultura de economia, recuperação e garantia ao planeta de sua sobrevivência. Dentre tais projetos, destaca-se o reúsoda água, um recurso que, apesar de ser utilizado na Europa há meio século, apenas há poucos anos vem sendo implementado no Brasil, em pequena escala, mas que demonstra um movimento cultural favorável em franco desenvolvimento.


CRÍTICA

Trata-se de uma matéria elucidativa, mostrando de forma bem explicativa exemplos da participação de algumas empresas brasileiras no conceito de reúso da água, tanto no processo produtivo quanto na própria estrutura das organizações, independentemente de seu porte, mostrando que o reúso da água, além de economizá-la, reduz a emissão de efluentes no descarte industrial, diminuindo a poluição dos rios. Empresas como Petrobrás, CSN, Suzano Papel, Hospital Nossa Senhora de Lourdes, Itaú e Unibanco já estão implantando esse conceito e desfrutando da economia gerada com o reúso, além de estarem fazendo sua parte no tocante à responsabilidade sócioambiental. Servem de exemplo, tanto para as demais organizações quanto para toda a população. Mahatma Gandhi, no início do século passado, disse que “A natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis.” Cabe a nós não deixarmos que isso aconteça.

2 comentários:

Carlos disse...

Aqui em Petrópolis na comunidade do Sertão do Carangola, o esgoto de cerca de duzentas residências é transformado em biogás para o fogão da escola, adubo para horta e água depurada para tanque de peixes. Esse projeto está em funcionamento desde 1994 (se não me engano), e é muito interessante. A água que sobra no final do processo é pura podendo ser inclusive consumida. Não é nem mesmo um projeto caro, mas depende da boa vontade pública para sua implementação. Um aspecto oposto em nossa cidade é o estado deplorável em que nossas tubulações de esgoto são mantidas, o que causa um desperdício imenso de água. A Prefeitura dá um exemplo positivo por um lado e dez negativos por outro.

Grupo Humanizar disse...

Alcidéia Martins de Almeida
Turma 1 EAD

Achei importantíssima essa matéria, lí numa revista que existem grandes empresas que além de incentivos ao reúso também oferecem incentivo à captação de águas de chuva, promovendo economia e preservação desses recursos naturais. É de responsabilidade de todos os empresários incentivar essa cultura de economia, pois com o crescimento da população e escasses de recursos só sobreviveremos desenvolvendo projetos que garantam o equilibrio do meio ambiente. Achei muito feliz a idéia dessa matéria e espero que realmente seja colocada em prática por outras organizações e que também as autoridades públicas possam desenvolver projetos como este.