quinta-feira, 6 de março de 2008

Responsabilidade Sócioambiental

A escolha do tema deve-se ao fato de sua incontestável importância no âmbito das organizações e fora delas, sobretudo para que possamos garantir nossa condição de vida no futuro. Responsabilidade ambiental, um tema esquecido durante décadas, agora retorna, sob forma de contestação do próprio ambiente, mostrando-nos que uma postura totalmente diferente deve ser adotada a fim de que possamos impedir que a degradação do meio continue e não somente reverter o que já foi feito. É um novo paradigma, pois exige de todos uma mudança radical de posicionamento e atitude. Já Responsabilidade Social está também relacionada à questão ambiental uma vez que a interação com a comunidade é ferramenta propulsora para conscientização de satisfação das necessidades individuais com práticas, muitas vezes coletivas, promovendo a dignidade e melhorando as condições de sobrevivência de famílias que até então não tinham perspectivas favoráveis. Tais ações de responsabilidade social vêm para valorizar o ser humano e o respeito ao meio ambiente. Importante lembrar que a responsabilidade social atrelada à ambiental promove grandes melhorias também no processo produtivo.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O tema nos desperta para a necessidade de uma "ruptura" urgente do nosso modo de vida consumista, caracterizado pelo poder concentrado, a alta tecnologia, pela transformação inclemente dos ecossistemas e seus serviços em uma escala ímpar, combinado com a miséria e a total falta de oportunidade para a maioria da população. Faz-se necessário combater a tragédia socioambiental que ameaça a continuidade dos empreendimentos humanos, de nossa organização social,e até da própria espécie humana.
Para que isso ocorra é necessário investir na "educação ecológica", cujo ponto de partida pressupõe a idéia de que nós somos a extensão do planeta terra. Fazemos parte, portanto, de um círculo de sobrevivência comum entre os seres que habitam a terra e os que nos habitam.
Há que se criar um capitalismo sustentável, em substituição à sociedade do consumo desenfreado.